19.1.06

Em qualquer lugar, a qualquer hora


Na época em que seus pais, e não você, estavam gastando sua juventude trabalhando, em 90% dos casos o emprego deles era de 8 as 5 em empresas que usavam aquelas aterrorizantes máquinas de bater ponto. Crescemos reconhecendo essas geringonças como o símbolo de uma era ultrapassada, um dinosauro burocrático que servia para infernizar a vida dos trabalhadores, coisa que não duvido.

Graças a Deus hoje os tirânicos aparelhos foram abolidos. Hoje temos horários flexíveis e um suporte eletrônico que nos permitem trabalhar em qualquer lugar em qualquer hora. Qualquer um pode te achar e te fazer trabalhar no banheiro, em qualquer botequim infécto em uma madrugada animada, enquanto você anda na rua, joga uma pelada, brinca com seus filhos, vê tv sonolento, dorme confortavelmente no aconchego do seu lar.

Impulsionado por uma sociedade cujo objetivo final é arrecar mais e mais bagarotes, o teletrabalho é a criação mais assustadora e representativa dos últimos anos. O mundo é seu escritório agora, e qualquer hora é hora de trabalhar. O primeiro ping da máquina de ponto bate quando você abre os olhos pela manhã e o último, quando você desaba de sono de madrugada. Estamos livres da opressão burocrática do passado, dos chefes atarracados batendo com o dedo no relógio e fazendo beicinho, mas as fronteiras entre o seu tempo e o tempo do seu trabalho estão cada vez mais tênues. Mentira, elas não existem.

Ah, sim, antes que eu me esqueça: Estou tirando férias de uma semana em Recife. Rs.

Um comentário:

Fabio Seixas disse...

Meu camarada.... você vai fazer falta essa semana.... :)